Galapaga Films | Producción Audiovisual | Tercer Sector

View Original

3 conselhos para fazer vídeos cada vez mais profissionais com seu celular [contenido en portugués]

Quando se trata de imagem, os usuários são muito exigentes

Além disso, a oferta de conteúdo é quase infinita e se renova diariamente; por isso, o melhor que você pode fazer para que suas campanhas sejam competitivas e impactem é cuidar da qualidade da sua imagem, seja fotográfica, gráfica ou seja em vídeo.

Se você conta com pouco recursos para investir em uma produção de vídeo profissional ou se algum evento te pega de surpresa e sem suficiente tempo para preparar uma produção, estes conselhos te ajudarão a fazer um vídeo com características profissionais, é só vir aqui conhecer algumas técnicas básicas para melhorar o desempenho do celular.  

Embora seja certo que os celulares têm cada vez melhores câmeras, se você não souber tirar proveito delas, provavelmente o resultado não seja o esperado. E o que deve saber é que a maioria dos celulares, ainda que com câmeras comuns e sendo bem utilizadas, conseguem fazer bons vídeos.

Então, tome nota destes conselhos e bora lá gravar como um profissional!:

1- Antes tudo, prepare o celular para gravar

Alguma vez já apareceu na tela do seu celular o alerta: você tem pouco espaço de armazenamento na memória? Quase ninguém se livra dessa advertência em algum momento da vida. Antes de que esta ou outra notificação estrague seus planos:

  • Verifique que você tenha suficiente espaço de armazenamento
    Os arquivos de vídeo são pesados e ocupam grande parte da memória do celular, então se certifique de ter espaço suficiente. O ideal é ter um cartão de memória somente para a gravação.

  • Certifique-se que a bateria esteja totalmente carregada
    Não corra o risco de cortar pela metade sua gravação. A gravação de vídeo consome mais rapidamente a energia da bateria e pode dar ruim. Se sua bateria costuma durar pouco, uma forma de se prevenir é ter em mãos um powerbank ou banco de energia. Não custam muito e pode te livrar de cair em apuros.

  • Configure a qualidade do vídeo
    O mais recomendável é escolher a máxima qualidade que seu celular permita. Para obter ótimos resultados o melhor é escolher mínimo 720px. Se sua câmera grava em 1920px ou 4K, sensacional!

  • Coloque o celular no modo avião
    Este modo, além de economizar bateria, evita o risco de que o som das notificações de qualquer aplicativo interfira no áudio enquanto você está gravando.

  • Limpe a lente da câmera
    Com a manipulação cotidiana, a objetiva da câmera acumula sujeira de pó e gordura que podem prejudicar a qualidade da imagem.

Com o celular carregado, configurado e limpo, estará tudo pronto para começar sua gravação.


See this content in the original post

2- Em um vídeo profissional, o som é tão importante como a imagem… ou mais. 

Para começar, vamos falar da importância do áudio. Um vídeo com boa imagem, mas com má qualidade de som é um vídeo deficiente.

O som é um elemento primordial na criação e transmissão de emoções. A maior parte da informação que o usuário de vídeo retém se concentra no áudio, que geralmente está composto de palavras, som de ambiente, música e efeitos.

Se você quer que seu vídeo tenha impacto, então deve saber que, muitas vezes, a qualidade do som é mais importante, inclusive, do que a qualidade da imagem.  

Na hora de gravar com um celular, lembre-se que o microfone que ele tem incorporado foi pensado para captar a voz de muito perto. Por isso, se colocado longe da boca ou da fonte de áudio, o resultado será um som distante, de baixa intensidade e além disso, será fácil que registre barulhos chatos do ambiente.

Para diminuir esta desvantagem, temos algumas soluções:

See this content in the original post
  • Utilize um microfone externo
    Existem de muitas qualidades e preços, inclusive, existem alguns que são bem bons e acessíveis. Se não está a seu alcance investir em um microfone, use o microfone de seu fone de ouvido. Muitos deles trazem um microfone incorporado, esse pequeno microfone pode te ajudar muito mais do que você acredita. O cabo do fone de ouvido te ajudará a ganhar distância entre o entrevistado e a câmera.

  • Proteja o microfone do vento
    É comum que nas gravações em ambientes externos, o vento bata no microfone, produzindo um barulho chato e desnecessário que pode danificar o áudio durante a gravação. O pior disso tudo é que esse tipo de barulho que se sobrepõe à voz, é impossível de eliminar na edição. Você teria que ser um cirurgião de som para tirá-lo.

  • Evite gravar em lugares barulhentos
    Se no fim das contas é impossível controlar os ruídos do ambiente, se recomenda ter algum dispositivo especial para gravar o som, como por exemplo, um microfone à parte do seu celular. 

Se não tiver a possibilidade de ter um fone de ouvido com microfone e se você está em um ambiente externo, tente manter o celular o mais próximo possível da fonte de som e faz uma espécie de “concha acústica” com a sua mão para proteger o microfone do vento e de outros sons chatos.

Tome cuidado sempre de não cobrir ou tampar o microfone obstaculizando a entrada do som.

Seguindo estes simples conselhos, seu vídeo terá uma qualidade de áudio mais profissional.  



3. Procure uma boa luz e estabilidade

Se para além de ter um som bom, compreensível e limpo, você consegue que a imagem também seja de qualidade, bem iluminada e estável, você pode ter a certeza que o usuário viverá uma excelente experiência, vai curtir o seu conteúdo até o final, vai apreciar e compartilhá-lo para que outros também curtam.

See this content in the original post

Então, tome cuidado com os detalhes e toma em conta estes breves conselhos para melhorar a qualidade da imagem

  • A luz natural é a melhor
    Sempre será o melhor recurso (e grátis!) que você terá seja em ambientes externos ou internos. Se você está em ambiente interno, procura colocar a sua personagem ou entrevistada próxima de uma fonte de luz natural, de preferência. Em outro artigo, te ensinaremos como aproveitar e combinar as fontes de luz.

    Se você está em um ambiente externo, procure lugares onde a luz seja difusa, quer dizer, suave e constante já que os contrastes entre luz e sombra são difíceis de balancear. Também evite gravar nas horas cujas sombras são muito fortes ou zenitais como, por exemplo, ao meio-dia quando o sol está justo por encima das nossas cabeças. As sombras fortes não favorecem os rostos das pessoas, na maioria dos casos. 

  • Escolha lugares bem iluminados
    Algumas câmeras de celulares têm grande sensibilidade à luz e ainda estando em condições de baixa iluminação, são capazes de “ver”. Porém, não é o caso de todos os celulares.

    O mais correto é que, na medida do possível, você escolha lugares de gravação bem iluminados. Isso te ajudará a evitar que a imagem seja vista granulada ou borrada, ou pior ainda, que você só consiga sombras.

    Por outro lado, tente trabalhar com a configuração “ajustar foco/ajustar exposição”. Assim, no modo automático, o celular terá facilidade de fazer pequenos ajustes quando as condições da luz comecem a mudar.  

  • Estabilize as imagens
    O melhor é ter uma imagem estável e com movimentos limpos. Para evitar que o vídeo seja visto tremido e torto, certifique-se de manter o celular em uma boa posição e em cima de um suporte estável durante a gravação. Se você decide segurá-lo nas mãos, o melhor conselho que podemos te dar é trazer seu celular com as duas mãos e mantê-lo o mais próximo possível do corpo. Se além disso, você encosta os cotovelos na sua barriga, terá mais estabilidade e menos cansaço nos braços.

    O uso de um tripé é o mais recomendável
    Mas se um tripé pode ser caro ou pouco prático para você, uma boa opção é apoiar em outros suportes como mesas, cadeiras ou estantes.

    Certifique-se de que qualquer suporte que você escolha seja o suficientemente confiável para evitar acidentes.  

    Assim que você tiver estabilidade, preste atenção nas mudanças de posição ou que os movimentos de câmera devem sejam feitos com segurança e fluidez para evitar movimentos tremidos que afetarão a qualidade da imagem e serão irritantes para o espectador ou usuário. 

Siga estes simples conselhos e nos conte como melhorou a qualidade dos seus vídeos.

No fim das contas, lembre sempre que, ainda quando tenha equipamentos profissionais ou de alta resolução, o importante é saber as técnicas e ter todo o cuidado possível para produzir um conteúdo audiovisual de qualidade.

Uma câmera é só um aparelho, a diferença está em como você o utiliza.

Se você tem interesse em melhorar sua prática audiovisual, fique ligada aqui no nosso blog pois é onde pode conseguir outros artigos que estamos preparando para te ajudar a ser mais profissional na hora de fazer seus vídeos, sejam eles com celular ou câmera especializada.

E se você aprendeu alguns recursos aqui e estes conselhos sobre como fazer vídeos mais profissionais com seu celular foram úteis para você, deixe seus comentários e nos siga em nossas redes sociais @galapaga.films onde você pode encontrar mais conteúdo para melhorar suas técnicas de produção audiovisual e saber ainda mais sobre o documentário de temática social.

See this content in the original post